Skip to main content

ORIGEM E HISTÓRIA

O pessegueiro (Prunus persica) é uma árvore de fruto da família da Rosaceae, originária da China e cultivada há mais de 4000 anos.

O pêssego é um dos frutos que, por se propagar facilmente pela sua semente, viu o seu cultivo espalhar-se rapidamente pelo mundo.

PÊSSEGO DA COVA DA BEIRA IGP

O Pêssego da Cova da Beira IGP é reconhecido pela sua excelente qualidade. De polpa amarela e suculenta, este fruto resulta da produção de diferentes variedades de pessegueiros na região da Cova da Beira.

PÊSSEGO MARACOTÃO

O pêssego Maracotão é um fruto arredondado, com peso normalmente entre as 80 e 100 g e que apresenta uma polpa rija, compacta e aderente ao caroço.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL

Ao contrário do que possa parecer, do ponto de vista nutricional, apesar de doce, o Pêssego não é um fruto com muitas calorias, possuindo muita água e sendo rico em fibras.

  Para 100 g %DDR
Energia 44
MACRONUTRIENTES
Água (g) 87.5 -
Proteína (g) 0.6 -
Gordura Total (g) 0.3 -
Hidratos de Carbono Total (g) 8.1 -
Fibra Alimentar (g) 2.3 -
VITAMINAS
Vitamina A (Equivalentes de retinol, µg) 67 8
Vitamina D (µg) 0 0
Vitamina E (α-tocoferol, mg) 0.97 8
Vitamina B1 (Tiamina, mg) 0.03 3
Vitamina B2 (Riboflavina, mg) 0.03 2
Vitamina B3 (Niacina, mg) 1 6
Vitamina B6 (Piridoxina, mg) 0.02 1
Vitamina B12 (Cobalamina, µg) 0 0
Vitamina C (Ácido Ascórbico, mg) 4 5
Folatos (µg) 3 2
MINERAIS
Cinza (g)  0.45 -
Sódio (mg) 3 0
Potássio (mg) 160 8
Cálcio (mg) 8 1
Fósforo (mg) 20 3
Magnésio (mg) 8 2
Ferro (mg) 0.3 2
Zinco (mg) 0.1 1

Fonte: TCA – Tabela de Composição de Alimentos. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

(Adaptado de: http://www.insa.pt). Dose Legal Recomendada Nacional, aprovada em Diário da República (http://www.apcv.pt/pdfs/legislacao/DL%2054_2010.pdf)

CLASSIFICAÇÃO TAXONÓMICA E BOTÂNICA

O género Prunus é da sub-família Prunoideae, pertencente à família Rosaceae. Existem milhares de tipos de pessegueiros em todo o mundo e o seu cultivo é mais económico que muitas outras árvores de frutos. Têm folhas simples e um fruto simples de um endocarpo que contém a semente envolta de polpa (mesocarpo) carnuda e um pericarpo exterior.

CURIOSIDADES

Durante muito tempo, o pêssego era a fruta preferida da nobreza, que apreciava o sabor suave e suculento da sua polpa, igualmente aveludada.

Nutritico e versátil, o pêssego pode ser saboreado fresco, em saladas de frutas, escaldado para fazer bolos, tortas e outras sobremesas ou enlatado, em conservas, denominado “pêssego em calda”.

A polpa do pêssego tem as mesmas aplicações cosméticas que as do alperce: o sumo fresco aplicado no resto sob a forma de loção é um excelente tónico.

As folhas, as flores e a “amêndoa” do caroço contêm uma substância química geradora de ácido cianídrico, pelo que não devem ser consumidas.

FRUTAS DO POMAR

Do sabor ao saber há mais frutas por provar e conhecer.

Back to top