Skip to main content

ORIGEM E HISTÓRIA

O morango de cultivo faz parte da dieta de milhões de pessoas no mundo inteiro e é conhecido pelo seu sabor delicado, bonita forma e alto teor de vitaminas.

A planta de morango de cultivo (Fragaria ananassa) pertence à família Rosaceae, subfamília Rosoideae.

PRODUÇÃO EM PORTUGAL

Em Portugal, a cultura do morango ocupa uma área de 323 hectares, com uma produção anual superior a 10.600 toneladas (INE, 2018).

As regiões com maior produção são o Algarve, o Ribatejo e Oeste e o Alentejo. A cultura protegida é a predominante no Alentejo, localizada na sua maioria nos concelhos de Odemira e Santiago do Cacém. No Ribatejo e Oeste são mais comuns a cultura sob coberto e ao ar livre. No Algarve, a produção divide-se entre estufa e ar livre e concentra-se maioritariamente em Faro e Olhão.

Em Portugal, o morango é produzido praticamente durante todo o ano, ocorrendo o período de maior oferta na Primavera, de abril a junho, e o de média oferta de fevereiro a março e julho. A época outonal corresponde ao período de menor oferta (AGRO 556, 2007, INIAV).

Os frutos que não possuem qualidade ou calibre para a comercialização em fresco são canalizados para a indústria de transformação.

Apesar das exportações terem vindo a aumentar gradualmente (cerca 4000 toneladas em 2017 para 5000 em 2018) (INE, 2018), a balança comercial é deficitária sendo importadas mais de 19.000 toneladas de morangos e exportadas apenas cerca de 5.000 (INE, 2018). A Espanha, Holanda e Reino Unido são alguns países do norte da Europa onde o morango português tem boa aceitação, encabeçando o topo da lista das exportações nacionais (GPP, 2018).

Em Portugal, a cultura em hidroponia, técnica através da qual se cultivam os morangos sem necessidade de solo, tem aumentado nos últimos anos, já que permite boas produtividades, uniformidade dos frutos e redução do consumo de água e de nutrientes. Alguns dos maiores produtores têm vindo a proceder à substituição dos estufins por túneis altos, que possibilitam o trabalho com máquinas e tornam os tratamentos fitossanitários mais fáceis e seguros.

Devido a uma crescente procura, regista-se um aumento progressivo da produção de morango em Proteção Integrada e também em Agricultura Biológica.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL

Do ponto de vista nutricional, os morangos são compostos de aproximadamente 90% água e 10% de sólidos, sendo muito rico em vitamina C.

  Para 100 g %DDR
Energia 44
MACRONUTRIENTES
Água (g) 87.5 -
Proteína (g) 0.6 -
Gordura Total (g) 0.4 -
Hidratos de Carbono Total (g) 8.1 -
Fibra Alimentar (g) 2.3 -
VITAMINAS
Vitamina A (Equivalentes de retinol, µg) 67 8
Vitamina D (µg) 0 0
Vitamina E (α-tocoferol, mg) 0.97 8
Vitamina B1 (Tiamina, mg) 0.03 3
Vitamina B2 (Riboflavina, mg) 0.03 2
Vitamina B3 (Niacina, mg) 1 6
Vitamina B6 (Piridoxina, mg) 0.02 1
Vitamina B12 (Cobalamina, µg) 0 0
Vitamina C (Ácido Ascórbico, mg) 4 5
Folatos (µg) 3 2
MINERAIS
Cinza (g)  0.45 -
Sódio (mg) 3 0
Potássio (mg) 160 8
Cálcio (mg) 8 1
Fósforo (mg) 20 3
Magnésio (mg) 8 2
Ferro (mg) 0.3 2
Zinco (mg) 0.1 1

Fonte: TCA – Tabela de Composição de Alimentos. Centro de Segurança Alimentar e Nutrição. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

(Adaptado de: http://www.insa.pt). Dose Legal Recomendada Nacional, aprovada em Diário da República (http://www.apcv.pt/pdfs/legislacao/DL%2054_2010.pdf)

CLASSIFICAÇÃO TAXONÓMICA E BOTÂNICA

O morango pertence ao género Fragaria, à família Rosaceae, e à subfamília Rosoideae, tal como as amoras e as framboesas. O género Fragaria é classificado em espécies primárias e em espécies não primárias (variedades botânicas, subespécies ou híbridos), que são na sua maioria de geração espontânea.

CURIOSIDADES

Para além de ser uma das frutas mais bonitas, o morango é multifacetado. É consumido fresco ou usado como ingrediente na culinária em sumos, compotas, iogurtes, gelados, batidos, gelatinas e outra pastelaria.

Dez morangos contêm praticamente a dose diária de vitamina C, o que prova a riqueza deste fruto nesta vitamina.

O ácido elágico e as antocianinas (cuja função é proteger os frutos da luz ultravioleta conferindo-lhes a cor encarnada) constituintes do morango têm, ainda, algumas propriedades anti-cancerígenas.

O paladar do morango é uma combinação complexa de doçura e acidez. É um fruto com poucas calorias e pode adicionar-se a saladas e outros pratos, proporcionando saber e estética à mesa.

FRUTAS DO POMAR

Do sabor ao saber há mais frutas por provar e conhecer.

Back to top