Questões Genéricas:
Qual é a diferença entre um néctar e um sumo 100%?
São ambas bebidas com alto teor de fruta e é isso que as distingue de refrigerantes e àguas. Um néctar pode ter entre 25 e 99% de fruta, sendo os limites mínimos legais definidos consoante o tipo de fruta.

Por exemplo, o limite mínimo de fruta de um néctar de pêssego é de 50%, enquanto o de um néctar de manga é de 25%.

Os sumos 100% são aqueles que são constituídos apenas por sumo de fruta, sem adição de água.
Se não têm conservantes, como é que os sumos se conservam durante tanto tempo sem se estragar?
Graças a uma técnica chamada pasteurização, que consiste num tratamento térmico que é dado ao sumo, que permite que ele se conserve durante mais tempo, mantendo a naturalidade de um sumo de fruta espremido em casa.
Como são feitos os sumos da Compal?
A nossa principal matéria-prima é a fruta, os seus concentrados ou polpas. Temos sumos à base de concentrados e outros à base de polpas.

Algumas das polpas de sabores populares como o pêssego e a pera são feitas na nossa fábrica, ou seja, recebemos os camiões com fruta directamente do pomar e extraímos a sua polpa, sempre respeitando os mais altos padrões de qualidade.

Uma vez obtida a polpa ou o concentrado, fazemos o blend, ou seja, a mistura que irá resultar no sumo final. Finalmente a pasteurização e o embalamento que é feito em rigorosas condições de assepsia.

  • Em suma:
  • - Receção da Fruta
  • - Seleção
  • - Lavagem
  • - Transformação em polpa
  • - Formulação
  • - Pasteurização
  • - Enchimento da embalagem
  • - Embalamento (embalagem secundária)
  • - Paletização
  • - Chegada do produto final aos Estabelecimentos
QUESTÕES SOBRE COMPAL SUMMO:
Por que nasceu a nova gama Compal Summo?
Aliado ao nosso espírito de constante inquietude em fazer mais e melhor, e a uma mudança profunda dos estilos de vida do consumidor, na procura de maior naturalidade e frescura nos alimentos e bebidas, criámos aquela que acreditamos ser a melhor gama de Compal. E partimos da seguinte pergunta:
Poderá um Compal satisfazer e deslumbrar ainda mais os nossos sentidos? É possível uma marca homenagear ainda melhor a generosidade da Natureza? Conseguirá a Frutologia responder presente à chamada dos novos tempos, à exigência de um consumidor esclarecido?

Só a mestria dos frutólogos Compal seria capaz de responder afirmativamente a estes desafios, unindo a absoluta naturalidade a um saber e uma técnica superiores, herdados das melhores práticas tradicionais, para chegar a um resultado surpreendente para os sentidos: um sumo integralmente feito de fruta espremida em combinações únicas de sabores e texturas suaves, à vez delicadas ou intensas, até inebriantes.
Esta obra da Frutologia é feita apenas e só com uma das melhores criações da natureza: a fruta, eterna de fonte de inspiração, prazer e saúde. Apenas e só fruta, meticulosamente escolhida, cuidadosamente espremida, carinhosamente combinada. A ela apenas se juntou o conhecimento e arte da Frutologia para um resultado singular e inesquecível.
Agora, fica a satisfação de um desfrutar que sendo absolutamente singular, cuidado, é também uma merecida recompensa que nos podemos sempre oferecer.
Este é Compal Summo, naturalmente só podia ser o sumo dos sumos. Aquele que, todos os dias, quando o saboreamos nos faz sentir “não há outro assim”.
Qual é a proposta de valor do novo Compal Summo?
O que Compal tem de melhor, 100% de fruta espremida, nada mais para além da fruta. Sem adição de açúcar, sem adição de água. Apenas e só a melhor fruta, aquela que nutre, mastiga e dá prazer.
Porque motivo se chama Summo, com dois “m”?
O nome desta gama tem como objetivo responder à proposta de valor - ser intemporal, simples e direto.
Summo em latim significa o mais alto, supremo. É um adjetivo que posiciona como aquele que é superior, que é o melhor entre os melhores.
Além do posicionamento superlativo, é um nome direto, e que responde à proposta de valor (sumo = 100% fruta).
Compal Summo. O Summo dos sumos.
O que significa “feito só com fruta espremida, sem recorrer a concentrados”?
Recorrendo apenas a fruta espremida, conseguimos não recorrer a concentrados. Garantimos a maior proximidade possível à árvore e um sabor inigualável a fruta fresca. Nem todos os sabores podem ser feitos sem recorrer a concentrados uma vez que não conseguimos ainda transformar todas as frutas, motivo este pelo qual não temos fruta espremida em todos os sumos e néctares Compal.
Quais são as variedades disponíveis?
Compal Summo tem quatro variedades disponíveis – Pêssego, Pera, Laranja e Frutos Vermelhos. Cada variedade, tem uma receita com uma combinação de diferentes frutos. De forma a conseguir o nível de doçura e textura ideais, foram combinadas diferentes frutas NFC (not from concentrate) de diferentes variedades, garantindo sempre pelo menos 50% da fruta principal.
Qual a origem das calorias de Compal Summo?
As calorias presentes em Compal Summo são provenientes da quantidade de fruta presente nos sumos. Compal Summo tem um teor calórico alinhado com a gama de Néctar, embora todos os “hidratos de carbono dos quais açúcares” sejam exclusivamente provenientes do sumo de fruta que está no interior de cada embalagem.
Existe um novo polpómetro que vai até 6 (ao contrário dos restantes sumos e néctares de Compal, que vão até 4)?
Sim. A quantidade de fruta e a experiência de consumo única levou à necessidade de aumentar a escala do polpómetro, passando de 4 para 6 níveis.
Porque motivo lançam Compal Summo Laranja quando já tinham um sabor de Laranja do Algarve de tão boa qualidade?
O sabor Laranja do Algarve está disponível apenas na vertente “néctar”, com uma formulação de fruta espremida e água, com um pouco de açúcar adicionado, para momentos de maior prazer e onde se procura um perfil mais doce.
O Summo Laranja, é 100% de fruta espremida, e conta com diferentes variedades de Laranja, sendo uma delas a Laranja do Algarve, que pelas suas características particulares, confere ao sumo um perfil muito doce e fresco.
Apesar de já termos produtos muito bons, não paramos de inovar e procurar o melhor para oferecer aos nossos consumidores.
Porque motivo lançam Compal Summo Pêssego quando já têm um Clássico Néctar de Pêssego tão bom?
O sabor Clássico de Pêssego está disponível apenas na versão “néctar”, o que quer dizer que a sua composição é feita com fruta espremida e água, não sendo apenas fruta. Como é um dos sabores mais vendidos e apreciados da marca Compal, quisemos ir ainda mais longe, proporcionando aos nossos consumidores o melhor sabor de pêssego, apenas com fruta espremida e nada mais para além da fruta. No Summo, para equilibrar a acidez e doçura, aos 50% de pêssego, juntamos outros frutos, de forma a conseguirmos equilibrar o sabor final.
Porque motivo lançam Compal Summo Pera quando já têm um Clássico Néctar de Pera Rocha tão bom?
O sabor Clássico de Pera Rocha está disponível apenas na versão “néctar”, o que quer dizer que a sua composição é feita com fruta espremida e água, não sendo apenas fruta. Como é um dos sabores mais vendidos e apreciados da marca Compal, quisemos ir ainda mais longe, proporcionando aos nossos consumidores o melhor sabor de pera, neste caso contendo diferentes variedades das peras mais suculentas, apenas com fruta espremida, e nada mais para além da fruta. No Summo, para equilibrar a acidez e doçura, aos 80% de pera, juntamos outros frutos, de forma a conseguirmos equilibrar o sabor final.
Porque motivo lançam Compal Summo Frutos Vermelhos quando já têm um Vital Frutos Vermelhos tão bom?
O Frutos Vermelhos na gama Vital tem uma proposta de valor diferente, por estar na gama Vital. Nesta gama, os sabores disponíveis são criados para proporcionarem aos nossos consumidores um néctar com combinações de super frutos, adoçados apenas com Stevia, com metade das calorias. Tem, também, um perfil mais refrescante.
O Summo Frutos Vermelhos é 100% fruta espremida, sem adição de mais nada para além da fruta, o que proporciona um sabor intenso e com uma textura muito mais aveludada, que a Vital.
Porque motivo Compal Summo é mais caro que os restantes sumos e néctares Compal?
Compal Summo tem um preço de venda recomendado mais elevado, de forma a reflectir a sua superioridade de formulação, que se traduz também na sua organolepcia.
Quais os formatos disponíveis?
Compal Summo está disponível em dois formatos: Tetra Pak 0,75L e garrafa de vidro 200ml.
Qual é a diferença entre um néctar e um sumo 100%?
Tanto um néctar como um sumo 100%, são ambos bebidas com alto teor de fruta, distinguindo-se de refrigerantes e águas. Um néctar pode ter entre 25 e 99% de fruta, sendo os limites mínimos legais definidos consoante o tipo de fruta. Por exemplo, o limite mínimo de fruta de um néctar de pêssego é de 50%, enquanto o de um néctar de manga é de 25%.
Os sumos 100% são aqueles que são constituídos apenas por sumo de fruta, sem adição de água ou outros ingredientes.
Qual a diferença entre o Compal Clássico 100% e Compal Summo?
Compal Summo – é a nossa gama de sumo 100% de fruta espremida, sem açúcar adicionado (toda a doçura vem dos açucares naturalmente presentes), com um perfil mais polposo e intenso. Disponível em quatro sabores.
Clássico 100% - é a nossa gama de sumos com 100% de fruta (proveniente de concentrado), sem açúcar adicionado (toda a doçura vem dos açucares naturalmente presentes), com um perfil menos polposo, portanto mais refrescante. Está disponível em dois sabores: Laranja e Maçã.
Sou intolerante ao glúten. Posso beber Compal Summo?
Sim. Toda a gama de S&N Compal é isenta de glúten.
Sou diabética. Posso beber Compal Summo?
Os diabéticos podem ter restrições de alimentação, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de açúcares, presentes nos S&N, tanto na forma de açúcares naturalmente presentes na fruta como de açúcares adicionados aos néctares. Se falarmos de forma genérica, para um diabético será sempre mais indicado o consumo de Sumos 100% de fruta ou néctares sem açúcar adicionado, mas a resposta estará dependente do estado clínico do indivíduo, e a questão deve ser sempre remetida para o médico ou nutricionista que acompanha o seu caso de saúde.
Compal Summo estraga-se fora do frio?
Os nossos sumos e néctares são naturais e feitos a partir de fruta. Porque não têm conservantes, e à semelhança de um sumo natural, podem perder as suas propriedades nutricionais e deteriorar-se se depois de aberto não for guardado num local de frio positivo. Para além disso, a temperatura ambiente poderá favorecer o desenvolvimento de bolores.
Qual a validade das variedades disponíveis (quando as embalagens estão fechadas)?
- Laranja: 6 meses
- Frutos Vermelhos: 6 meses
- Pera: 12 meses
- Pêssego: 12 meses
Depois de aberto, quanto tempo posso guardar um Compal Summo até que se estrague?
Depende muito das condições de armazenamento e das características técnicas do seu equipamento de frio, mas aconselhamos que, depois de aberto, conserve no frigorífico por um período não superior a 3 dias.
Bebi um Compal Summo que estava estragado. O que me pode acontecer?
Sempre que considerar que um sumo não está nas perfeitas condições para consumir (seja qual for o motivo), deverá guardar a amostra e contactar de imediato a nossa Linha de Apoio ao Consumidor (telefone e email disponível nas embalagens). Depois, trataremos de recolher da amostra do objecto em questão (e local e horário a acordar) para que possa ser cuidadosamente analisada pela equipa do nosso laboratório de Qualidade, para que possamos dar uma justificação para o sucedido.

O que por vezes pode acontecer é dar-se uma formação de bolor causada pela entrada de ar na garrafa. Basta que o produto tenha sofrido uma queda numa superfície sólida com impacto na zona da cápsula, deformando-a e fazendo com que a embalagem deixe de estar sob vácuo. Este tipo de situação nunca tem origem no processo de fabrico porque o design da garrafa evita que as embalagens se toquem na zona das cápsulas, e no caso da cápsula ter sido já aplicada com esta deformação a linha de produção tê-lo ia detectado através de um equipamento que faz a inspecção a 100%, rejeitando as garrafas que não apresentem vácuo.

Como não adicionamos corantes nem conservantes aos nossos sumos, quando existe uma entrada de ar na embalagem durante um período de tempo prolongado, a formação de bolor é sempre possível. O mesmo acontece com outros produtos frescos que guardamos em casa como queijo ou fruta fresca. Para evitar este tipo de situações, aconselhamos sempre a verificação do “click” sonoro na abertura da garrafa, garantia de estanquicidade da mesma.

Por norma, a ingestão de bolores, desde que em pequenas quantidades como geralmente é o caso nestas situações, o caso não é prejudicial à saúde.
Lactantes, crianças e grávidas podem consumir Compal Summo?
A melhor altura para introduzir a entrada de S&N na alimentação de um lactante deve ser validada com o pediatra. As crianças e grávidas estão aptas para consumir S&N Compal.
Porque motivo na embalagem de 0,75L fica sempre retido um pouco de sumo?
Todas as nossas embalagens tetrapak estão seladas e isoladas do contacto com o ar exterior. A sua abertura é feita através de um sistema que se encontra na cápsula, cujo efeito é perfurar o selo prateado com uma roda de plástico dentada, que fica inserida dentro da embalagem. Ao entrar dentro da embalagem faz com que o restinho final não consiga sair. No entanto, este resto é muito pequeno em comparação com o total, não chegando a 2% do total do líquido da embalagem. Recentemente, a Compal introduziu uma nova cápsula na sua gama de cartão tetra pak 0,75L, que permite um menor desperdício de sumo no final da embalagem, por ser mais larga do que a anterior.
Questões relacionadas com o consumo de Sumos e Néctares Compal:
Há algum limite máximo de consumo de sumos de fruta?
Em primeiro lugar convém reforçar que os sumos e néctares Compal são feitos essencialmente de fruta, um alimento benéfico para a saúde e cujo baixo consumo é apontado pela Organização Mundial de Saúde como uma das principais causas de problemas de saúde.

Quando falamos de limites, não podemos dizer que existe um padrão máximo de consumo definido, uma vez que cada pessoa tem o seu quadro de saúde próprio, e os metabolismos diferem bastante entre indivíduos. Esta questão deve ser sempre colocada dentro de um caso específico, e não genérico, pelo que deverão dirigir essas questões ao médico de família, que será a pessoa mais qualificada para saber qual o quadro clínico da pessoa em questão, e se esse mesmo quadro clínico impõe limites ao consumo de determinados alimentos.
Posso incluir um sumo na recomendação de consumo de 3 a 5 peças de fruta por dia?
Beber sumos e néctares Compal contribui para o consumo diário de fruta.

O que não podemos fazer é estabelecer uma relação quantitativa entre litros de sumo e peças de fruta. Para isso, temos Compal Essencial, doses de fruta que garantem a equivalência nutricional a uma peça de fruta.
Sou intolerante ao glúten. Posso beber os sumos e néctares Compal?
Sim. A gama de sumos e néctares Compal é isenta de glúten.
Tenho colesterol. Que quantidade de sumos e néctares Compal posso beber?
O colesterol é uma das gorduras naturalmente presentes no nosso sangue, apresentando diversas funções no nosso organismo. Quando presente no sangue em níveis superiores ao desejável, dizemos que o indivíduo apresenta Dislipidemia.

Existem vários tipos de colesterol a circular no sangue. Popularmente o colesterol assume as seguintes designações: o "bom colesterol" (HDL- high density, ou alta densidade) e de "mau colesterol" (LDL- low density ou baixa densidade). Quando em excesso, o colesterol LDL acumula-se nas paredes dos vasos sanguíneos, promovendo a diminuição do seu calibre, o que dificulta a passagem do sangue e constitui um fator de risco para Doença Cardiovascular. O excesso de colesterol LDL pode ser hereditário, ou na maioria dos casos, é consequência de hábitos alimentares pouco saudáveis.

O colesterol sanguíneo, apesar de muitas vezes se encontrar associado ao excesso de peso/obesidade, não depende apenas do peso corporal. De facto, uma pessoa que tenha uma alimentação rica em gordura, em colesterol ou rica em gordura trans e pobre em alimentos ricos em fibras, como os hortofrutícolas, poderá a sofrer de dislipidemia, mesmo que apresente um Índice de Massa Corporal saudável.

  • Para níveis adequados de colesterol sanguíneo recomenda-se, entre outros:
  • - Consumo adequado de fruta e produtos hortícolas;
  • - Preferência por lacticínios magros, em detrimento dos gordos;
  • - Utilização de azeite e óleos vegetais insaturados (amendoim, milho, girassol, soja) em vez de manteigas, gorduras hidrogenadas, toucinho;
  • - Optar por pães e cereais integrais (aveia, trigo, centeio) em vez de bolachas, biscoitos amanteigados, etc.
  • - Preferência por peixe e carnes magras em detrimento do consumo de carnes vermelhas;
  • - Prática regular de exercício físico.


Pelo exposto, podemos dizer que a gama de sumos e néctares Compal não influencia negativamente os níveis de colesterol, podendo ser integrado num plano alimentar adequado a esta patologia. Relativamente aos sabores, qualquer deles é adequado.
Sou diabético(a). Posso beber os vossos sumos e néctares Compal?
As pessoas que sofrem de diabetes têm restrições de alimentação, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de açúcares, presentes nos nossos sumos e néctares tanto na forma de açúcares naturalmente presentes na fruta como de açúcares adicionados aos néctares. Se falarmos de forma genérica, para um diabético será sempre mais indicado o consumo de Sumos 100% de fruta ou néctares sem açúcar adicionado, mas mais uma vez não se pode dar uma resposta clara e cabal sem conhecer o estado clínico de cada indivíduo, pelo que essa questão deve ser sempre remetida para o médico que acompanha o seu caso de saúde.
Os vossos sumos e néctares estragam-se fora do frio?
Os nossos sumos e néctares são naturais e feitos a partir de fruta. Como não têm conservantes, perdem as suas propriedades nutritivas e deterioram-se se depois de abertos não forem guardados num local de frio positivo.
Uma vez aberto, quanto tempo posso guardar o sumo até que ele se estrague?
Depende muito das condições de armazenamento e das características técnicas do seu equipamento de frio, mas aconselhamos que, depois de aberto, conserve no frigorífico por um período não superior a 3 dias.
Bebi um sumo que estava estragado. O que me pode acontecer?
Sempre que considerar que um sumo não está em perfeitas condições para consumir (seja qual for o motivo), deverá guardar a amostra e contactar de imediato a nossa Linha de Apoio ao Consumidor (telefone e email disponíveis nas embalagens). Depois, trataremos de recolher a amostra em questão (em local e horário a acordar) para que seja cuidadosamente analisada pela equipa do nosso laboratório de Qualidade e possamos dar-lhe uma justificação.

O que por vezes pode acontecer é dar-se uma formação de bolor causada pela entrada de ar na garrafa. Basta que o produto tenha sofrido uma queda numa superfície sólida com impacto na zona da cápsula, deformando-a e fazendo com que a embalagem deixe de estar sob vácuo. Este tipo de situação nunca tem origem no processo de fabrico porque o design da garrafa evita que as embalagens entrem em contacto na zona das cápsulas. No caso de a cápsula ter sido já aplicada com esta deformação, a linha de produção tê-lo-ia detetado através de um equipamento que inspeciona a 100%, rejeitando as garrafas que não apresentem vácuo.

Como não adicionamos corantes nem conservantes aos nossos sumos, quando existe uma entrada de ar na embalagem durante um período de tempo prolongado, a formação de bolor é sempre possível. O mesmo acontece com outros produtos frescos que guardamos em casa como queijo ou fruta fresca. Para evitar este tipo de situações, aconselhamos sempre a verificação do “click” sonoro na abertura da garrafa, garantia de estanquicidade da mesma.

Por norma, a ingestão de bolores, desde que em pequenas quantidades como geralmente é o caso nestas situações, não é prejudicial à saúde.
Lactantes, crianças e grávidas podem consumir sumos e néctares Compal?
Deverá consultar o pediatra para aconselhamento de quando deverá ser feita a introdução do consumo de sumos e néctares na alimentação. Existem algumas pessoas mais sensíveis a determinados frutos pelo que só com ajuda médica será possível perceber se podem consumir os nossos sumos e néctares.
Porque é que sobra sempre um restinho no final da embalagem de 1L?
Todas as nossas embalagens tetrapak estão seladas e isoladas do contacto com o ar exterior. A sua abertura é feita através de um sistema que se encontra na cápsula, cujo efeito é perfurar o selo prateado com uma roda de plástico dentada, que fica inserida dentro da embalagem. Ao entrar dentro da embalagem faz com que o restinho final não consiga sair. No entanto, este resto é muito pequeno em comparação com o total, não chegando a 2% do total do líquido da embalagem. Recentemente, a Compal introduziu uma nova cápsula na sua gama de cartão tetra pak 1L, que permite um menor desperdício de sumo no final da embalagem, por ser mais larga do que a anterior.
Questões relacionadas com o consumo de Doses de Fruta Compal Essencial:
Compal Essencial equivale a uma dose de fruta?
A fruta é um alimento essencial, rico em vitaminas e minerais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação diária de consumo de fruta aponta para 3 a 5 peças por dia, mas estas recomendações estão ainda longe de estar cumpridas. O estilo de vida acelerado em que vivemos pode dificultar o consumo de fruta, que por vezes pode ser difícil de transportar, lavar, descascar, etc. Compal Essencial é um aliado para o consumo de fruta, em qualquer altura e em qualquer lugar. É nutricionalmente equivalente à peça de fruta que lhe dá origem (nos principais nutrientes que a compõe), e esta equivalência é comprovada por laboratórios externos que validam os valores nutricionais de Compal Essencial.
O que é uma dose de fruta?
Uma dose de fruta é definida entre 110-130g de fruta. No caso dos morangos, por exemplo, este peso equivale a 7 morangos.
Compal Essencial é um substituto da fruta?
Não. Compal Essencial é uma solução prática e conveniente para comer fruta, complementando o consumo de fruta, quando deseja consumir fruta e não consegue. Compal Essencial é um aliado para promover o consumo de fruta e contribuir para que se atinjam as doses diárias recomendadas, mesmo quando é difícil consumir fruta.
Não costumo comer fruta. Posso substituir as 3 a 5 peças que a OMS recomenda por Compal Essencial?
Deverá sempre procurar comer fruta fresca e sempre que possível da época (está no seu pico de maturação, de riqueza nutricional, de sabor e por ser da época está implícito que terá percorrido poucos quilómetros para chegar até si). Se por alguma razão não o conseguir fazer, Compal Essencial é um complemento ao consumo de fruta, que o pode ajudar a atingir as doses diárias recomendadas.
Quem é que pode consumir Compal Essencial?
Compal Essencial, tal como a fruta, destina-se a toda a família, desde as crianças aos séniores. Dependendo do ritmo de vida e das preocupações com o consumo de fruta, há naturalmente pessoas que precisam mais de uma solução prática e conveniente para conseguirem consumir mais fruta, como por exemplo adultos activos (passam muitas horas fora de casa), estudantes (grande consumo de snacks, sendo fraca a oferta de opções saudáveis) e crianças (não suja, é rápido, cabe na mochila e tem um perfil de sabor que agrada aos mais novos, pela sua combinação de frutas).

Compal Essencial, tal como a fruta, pode ser consumido em qualquer momento do dia (pequeno almoço, entre refeições, lanche, sobremesa, ceia), ganhando ainda mais relevância no contexto fora de casa, em que a conveniência de poder transportar fruta de forma prática e fácil, é muito importante.
Qual é a gama de sabores de Compal Essencial?
Compal Essencial tem na sua gama base monodoses de fruta de 110ml, equivalentes a uma peça de fruta: uma Maçã, sete Morangos, uma Pera, uma Manga, um Pêssego. Existe também Compal Essencial Kids, que equivale a uma dose de fruta e combina maçã, banana, laranja e ananás, para contribuir para o consumo de fruta entre as crianças, com um sabor que lhes agrada. A gama funcional Compal Essencial+ junta à fruta alguns nutrientes muito interessantes para satisfazer várias necessidades: Compal Essencial+ Treino (banana + proteína Whey), Compal Essencial+ Regular (kiwi + fibra de chicória), Compal Essencial+ Proteção (frutos vermelhos + açaí).
Qual a diferença entre Compal Essencial e um sumo, smoothie ou outras bebidas de fruta?
Compal Essencial equivale nutricionalmente a uma dose de fruta e é a única proposta que apresenta esta equivalência. Os nutrientes nucleares (vitaminas e minerais) estão dentro dos valores médios de uma pera, uma manga, etc (dependendo do sabor). Esta equivalência é validada por laboratórios externos.

Sumos, néctares, smoothies e outras bebidas de fruta não reconstituem nutricionalmente a peça de fruta.
Sou diabético, posso consumir Compal Essencial?
Compal Essencial não tem açúcar adicionado, tem apenas o açúcar da própria fruta correspondente aos valores que uma dose de fruta tem no seu estado ideal de maturação. Deve confirmar com o seu médico/nutricionista as quantidades de fruta/Compal Essencial que deve consumir por dia e por refeição.
Compal Essencial precisa de ser armazenado em frio?
Sim, precisa de estar em frio positivo, entre 0 e 6°C. O frio conserva as qualidades do produto. A exposição prolongada à temperatura ambiente pode destruir alguns nutrientes (nomeadamente vitaminas) e prejudicar a riqueza nutricional que caracteriza o produto. Para além disso, o frio ajuda também a manter o sabor e aroma característicos da fruta. Apesar do produto dever ser armazenado no frio, pode estar fora do frio durante algumas horas, para ser consumido ao longo do dia.
Tem corantes? E conservantes?
Compal Essencial não tem adição de açúcar, corantes nem conservantes. A cor do produto é tal e qual aquela que a fruta lhe dá (não usamos corantes) e o método de enchimento é asséptico, ou seja, as garrafas são cheias a quente e o produto pasteurizado sem qualquer contacto com o ar, permitindo a não utilização de conservantes. De seguida, o produto segue para câmaras frigoríficas (frio positivo, 0 a 6ºC) e continua em frio em toda a cadeia de transporte até si. Por não utilizarmos conservantes, a cápsula é totalmente selada, garantindo a estanquicidade da embalagem.
Questões sobre o reposicionamento Compal:
Porquê um novo reposicionamento?
Porque sentimos que era altura de recentrar a marca em torno dos valores que os seus consumidores lhe atribuem e valorizam, a naturalidade e o sabor inerentes aos nossos sumos e néctares de fruta. Mudámos o logótipo, deixando de ter um selo fechado de fabricante, e passando a ter uma marca aberta, mais próxima, mais natural. Simplificámos igualmente as sub-gamas e unificámos a imagem global da marca, para refletir este posicionamento único que pretendemos ter.
Mudaram o logótipo e as embalagens. O sabor dos sumos e néctares também mudou?
Mudámos a identidade de marca e a imagem das embalagens, mas garantimos o mesmo sabor único nos nossos sumos e néctares.
Porque é que Compal é diferente das outras marcas de sumos e néctares?
A força da marca está assente na fruta, a sua matéria-prima de excelência.

No entanto, nem todos os sumos e néctares são criados da mesma maneira. Compal tem mais de 60 anos de experiência a criar saudáveis e deliciosos sumos e néctares.

A esta mistura de ciência, arte e ideologia chamamos Frutologia!

No final, temos fruta de qualidade superior, ingredientes mais naturais e menos processamento.

E ao preservarmos a bondade da natureza obtemos um sabor inigualável!
Quais as principais características da nova gama de Compal Clássico?
O que fizemos foi juntar numa única gama os sabores que eram de Clássico e Fresh.

  • A nova gama de Compal Clássico agora tem sabores que são Néctar e outros que são 100%:
  • Néctar – caracteriza-se pelo seu sabor, polposidade e proximidade à fruta da árvore. São na sua maioria polposos, nutritivos e muito próximos do sabor natural da fruta. Por exemplo, o néctar de pera é feito com a variedade pera rocha de Portugal, que é colhida e transportada para a nossa fábrica onde do fruto fazemos a polpa, que depois é transformada em néctar.
  • 100% - são os sumos com 100% de fruta, sem açúcar adicionado.
O que são sumos 100%? Têm mesmo só fruta?! São os mais naturais?
Sumos 100% são sumos feitos apenas com fruta, ou seja, são aqueles que têm proporções de polpa e água iguais às do sumo que sai directamente do fruto. A gama 100% não tem açúcar adicionado, ou seja, a sua doçura vem apenas dos açúcares que já estão naturalmente presentes na fruta. São os que incorporam uma maior percentagem de fruta, mas uma vez que todos os nossos sumos e néctares são feitos a partir de fruta, e não têm corantes nem conservantes, consideramo-los todos iguais em termos de naturalidade.
E os néctares continuam a ter açúcar adicionado?
Sim, mas o teor de açúcar mantém-se inalterado. Contudo, utilizamos açúcar em níveis reduzidos e apenas para melhorar o seu sabor. Nos últimos anos temos vindo a reduzir os níveis de açúcar nos nossos néctares de forma a torná-los ainda mais saudáveis.
O que quer dizer “feito à base de concentrados”?
Quer dizer que a fruta presente no sumo foi concentrada na sua origem, ou seja, foi-lhe retirada a água para permitir ser mais facilmente conservada e transportada. Essa água é reposta no processo de produção, recriando o sumo tal como a fruta saiu da árvore, sem quaisquer conservantes ou corantes, ou outros aditivos.
Alguns sabores agora comunicam que são “feitos apenas com fruta espremida e sem concentrados”. O que é que isso quer dizer?
Utilizando apenas fruta espremida, conseguimos não recorrer a concentrados. Desta forma, garantimos um sabor inigualável, com toda a frescura, textura e sabor da fruta.

Não retirando a água, conseguimos manter as propriedades de sabor num padrão mais próximo da fruta fresca, e embora não hajam diferenças nutricionais entre os dois tipos de sumos, existe uma diferença de sabor.
E porque é que nem todos são feitos a partir de fruta espremida?
Porque muitas vezes os processos de produção a partir de fruta fresca e sem concentrados não o permitem por serem demasiado complexos para a produção de sumos em larga escala. No entanto, a Compal assumiu como objectivo caminhar cada vez mais para a valorização do sabor e da frescura, lançando novas propostas todos os anos feitos a partir de fruta fresca e não de concentrados.
O que é Manga Magdalena? Porque é que lançaram este sabor quando já têm um Manga de tão boa qualidade?
Manga Magdalena é uma variedade de manga. Foi nas margens do Rio Magdalena, o maior rio da Colômbia que encontrámos esta manga especial. Inacessível dada a altura das árvores, estas mangas caem no rio tornando as suas margens douradas. Só depois são apanhadas para fazer este néctar com aroma fresco e intenso, com uma textura cremosa e um final vigoroso. A nossa manga já era de excelente qualidade, mas este novo produto, por ser feito a partir da manga fresca e não de concentrado consegue ter um perfil de aroma e sabor superior e mais próximo das mangas acabadas de colher. Apesar de já termos produtos muito bons, não paramos de inovar e procurar o melhor para oferecer aos nossos consumidores.
Com a aposta que têm feito recentemente na produção nacional, porque é que agora decidiram promover frutas que não são portuguesas como o Manga Magdalena da Colômbia?
Somos especialistas a trabalhar a fruta, fazemo-lo com sabedoria e paixão e continuaremos a desenvolver esta obsessão de ter sempre os sumos e néctares mais deliciosos e saudáveis. Como em Portugal só temos algumas frutas (e mesmo nas existentes, nem todas há matéria-prima suficiente para a produção de um néctar Compal), corremos mundo à procura da melhor fruta, das mais deliciosas variedades, onde quer que elas estejam! É por isso que fomos buscar a melhor Manga à Colômbia. Tudo para entregar um sabor inigualável, que só Compal consegue dar!
Quais as principais características da nova gama Compal Vital?
A nova gama Compal Vital veio juntar os sabores que vinham de Light e Vital. A grande novidade é que, mantendo sempre o sabor único que nos distingue, mudámos as fórmulas e retirámos os ingredientes artificiais. Até então as gamas Light e Vital tinham sucralose e acessulfame K, cumprindo a promessa de ter metade das calorias. O primeiro passo da fusão consistiu na substituição destes edulcorantes artificiais por uma forma de adoçar 100% natural: açúcar e stevia. Atualmente, conseguimos dar ainda mais um passo em frente, tendo retirado todo o açúcar das formulações, mantendo apenas o stevia como adoçante natural, voltando a assegurar a premissa de uma proposta com metade das calorias.
O que é o Stevia? Faz mal à saúde?
Stevia é um adoçante de origem natural, proveniente de uma planta originária da América do Sul que tem uma extraordinária capacidade adoçante. Na sua forma natural é aproximadamente 10/15 vezes mais doce do que o açúcar e tem inúmeros benefícios:
  • não é tóxica
  • não contém ingredientes artificiais
  • não interfere na diabetes
  • não contém calorias
  • não altera o nível de açúcar no sangue
O que aconteceu ao principal benefício que existia na gama Light? Os sabores deixaram de ter metade das calorias?
Continuamos a ter uma gama de baixas calorias, mas deixámos de ter essa proporção, uma vez que passámos a adicionar stevia e açúcar, e isso aumentou ligeiramente as calorias da gama. No entanto, acreditamos que para os nossos consumidores o bem-estar não é só exterior, mas também interior, e os benefícios de ter uma proposta natural de calorias reduzidas compensam largamente essa reformulação.
O que é que eu ganho com essa reformulação?
Naturalidade: passando a ter uma solução de calorias reduzidas com todo o sabor, e sem edulcorantes como a sucralose, passando a ter um sumo adoçado com açúcar e stevia.
O que aconteceu à gama Vital? Os sabores deixaram de ter antioxidantes?
Os sabores mantiveram-se inalterados, e as suas propriedades antioxidantes igualmente. No entanto, acreditamos que é mais simples para o consumidor agregar as gamas de Light e Vital em torno de um benefício único de bem-estar natural com calorias reduzidas, agora com muito mais sabores para escolher.