Skip to main content

Com a chegada do outono, chegam também os dias mais frios, as cores quentes das folhas das árvores e os frutos tão típicos desta época. Esta é uma estação abundante em frutas, como o dióspiro, a romã, a laranja, a tangerina, a maçã ou o figo, que podem ser incluídas numa alimentação equilibrada.

Frutas da época: benefícios

A globalização e a distribuição em massa de produtos trouxeram-nos a possibilidade de consumir praticamente qualquer tipo de fruta, em qualquer altura do ano. No entanto, sabe-se que o consumo de produtos da época é mais sustentável para o meio ambiente.

Os produtos da época são, por norma, nutritivos, especialmente se considerarmos que o valor nutricional da fruta está no seu pico logo imediatamente após a colheita e vai-se perdendo à medida que o tempo passa. Além disso, se forem locais, como são produzidos e consumidos nas proximidades, este tipo de produtos contribui para a redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE), relacionados com a cadeia de distribuição.

Para ajudar os consumidores a fazerem as melhores escolhas, o European Food Information Council lançou um mapa interativo que mostra, para cada país, quais são as frutas e os vegetais próprios da estação.

Combater o desperdício alimentar

Optar por produtos sazonais é já meio caminho para a sustentabilidade. No entanto, há ainda outra questão que é necessário abordar: o desperdício alimentar. Apesar de muitas vezes não nos apercebermos, é nas nossas casas que acontece a maioria do desperdício. Mas como é que podemos ajudar a minimizar esse problema? Um diário de desperdício alimentar pode ser a resposta.

O diário consiste numa lista semanal onde devem ser registadas as refeições para cada dia, os produtos a comprar e todos os alimentos que foram desperdiçados: o quê e em que quantidades, porquê, quando e o que se pode fazer para evitar o desperdício numa próxima vez.

Este método ajuda aqueles que o adotam a ganharem mais consciência daquilo que desperdiçam e, consequentemente, a mudarem os seus comportamentos. Pode encontrar modelos pré-feitos de diários ou, se preferir, pode criar o seu próprio diário e começar, já hoje, a mudar hábitos.

Aproveitar fruta madura

E, agora que entramos no outono, deixamos-lhe ainda outra dica útil para reduzir o desperdício: por que não aproveitar frutas que tenha em excesso, e que possam já estar a ficar demasiado maduras, para fazer compotas? Desta forma evita que vão parar ao lixo e consegue um produto delicioso e duradouro para consumir nos meses mais frios. Conheça as nossas sugestões de receitas de compotas de fruta:

Receitas de Compotas de Fruta:

Compota de figo e nozes (10 doses)

Ingredientes:

750g de figos frescos e maduros

1 pau de canela

1/3 chávena de nozes partidas aos pedaços (cerca de 45g)

Preparação:

1. Lave bem os figos e remova os talos superiores e a parte inferior (mais rija). Corte grosseiramente em pedaços e coloque num tacho de tamanho médio juntamente com o pau de canela. Deixe cozinhar em lume médio-baixo, por cerca de 40 minutos, mexendo frequentemente;

2. Retire do lume e, sem processar demasiado, utilize a varinha mágica para triturar ligeiramente;

3. Coloque novamente a mistura ao lume e deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos;

4. Retire do lume, incorpore os pedaços de noz e transfira o doce para um frasco de vidro hermético;

5. Deixe arrefecer à temperatura ambiente na totalidade. Conserve no frigorífico.

Compota de morango e chia (6 doses)

Ingredientes:

2 chávenas de morangos maduros em pedaços

2 colheres de sopa de sementes de chia

1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação:

1. Coloque os morangos numa panela pequena em lume médio-alto, mexendo ocasionalmente, até que a fruta comece a borbulhar. Use uma colher para macerar a fruta até ter a consistência desejada;

2. Junte as sementes de chia e o sumo de limão e envolva bem;

3. Retire do lume e deixe arrefecer durante cerca de 5 minutos;

4. Envolva bem novamente e em seguida transfira para um frasco de vidro hermético;

5. Deixe arrefecer à temperatura ambiente na totalidade. Conserve no frigorífico.

Fontes:

Eufic: Have you ever tried a food waste diary

Eufic: Eating seasonal and local launches 1st ever europe wide interactive fruit and vegetables map

Eufic: Explores seasonal fruit and vegetables in Europe

Eufic: Are seasonal fruit and vegetables better for the environment

Nutrimento

APN: Guia para um outono mais mediterrânico


Back to top