São já conhecidos os 12 selecionados para a edição 2024 da Academia do Centro de Frutologia Compal. São eles António Costa, António Matos Rosa, Beatriz Cunha, Bruno Jesus, Carla Machado, Catarina Lazarim, Cristóvão Dinis Ângelo, Diogo Nunes, Igor Lyshylenko, João Henriques, Maria João Guedes e Paulo Jorge da Costa.
A sua média de idades ronda os 36 anos, tendo o candidato mais novo 22 e o candidato mais velho 56 anos de idade. Os 12 selecionados representam explorações nos distritos de Santarém, Lisboa, Leiria, Coimbra, Braga, Faro, Beja, Porto e Viseu. No que diz respeito às frutas que produzem, destacam-se o mirtilo, a maçã, o figo e o limão.
As candidaturas foram avaliadas por um painel de jurados constituído por elementos da DGADR – Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, AJAP – Associação de Jovens Agricultores de Portugal e ISA – Instituto Superior de Agronomia.
Os 12 selecionados receberão agora formação teórica e prática sobre temas como associativismo, fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e tecnologia. A formação inclui visitas a explorações modelo de Norte a Sul do País, sessões teóricas em ambiente digital e sessões no terreno proporcionando contacto com a realidade, com novos modelos de negócio, e com técnicos e profissionais altamente especializados.
Após a formação, estes 12 empreendedores irão submeter os seus projetos para avaliação e três deles irão receber bolsas de apoio à exploração agrícola, no valor cada uma de 20.000 euros.