Agricultura sustentável, transformação responsável, alimentação equilibrada, embalagens amigas e apoio à comunidade estão no centro da Compal todos os dias.
A Compal trabalha há mais de 70 anos a pensar no amanhã, a garantir a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor, desde que o sol brilha sobre os pomares até ao momento de saborear um néctar ou sumo refrescante. Com a certeza de que faz bem à saúde, à economia e ao planeta. Tudo pela construção de um futuro melhor.
Porque O Amanhã Importa, a preocupação ambiental e social traduz-se em cinco eixos de atuação da Compal: escolher frutos e vegetais oriundos de Agricultura sustentável; assegurar a Transformação responsável na fase de produção; promover uma Alimentação equilibrada, desde logo pela escolha de ingredientes naturais, sem aditivos; utilizar Embalagens mais amigas do ambiente e trabalhar para a sua reciclagem; e garantir o Apoio à comunidade com formação e promoção de contactos entre os agricultores e todos os parceiros do sector. É esta abordagem holística que faz da Compal uma empresa onde a responsabilidade social e a preocupação com o impacto ambiental estão sempre presentes.
1. Agricultura sustentável
Os melhores sumos, néctares e vegetais nascem de uma agricultura que privilegia a sustentabilidade como um todo. Além da aposta em produtos de agricultura responsável, seja ela biológica ou de produção integrada, a Compal promove nas suas instalações e junto dos parceiros a redução do desperdício de fruta. E procura parcerias com agricultores locais, alguns com uma relação de mais de três décadas com a Compal. Isso assegura o escoamento da produção e diminui o tempo de transporte, o que traz ganhos tanto na redução das emissões poluentes como na qualidade dos frutos e vegetais. E permite colocar no mercado produtos únicos, com um sabor que se destaca de todos os outros, como os sumos Compal Origens.
2. Transformação responsável
Em 2022 foram utilizadas 30 mil toneladas de fruta só na fábrica da Compal em Almeirim, e 88% com origem portuguesa. Esta estratégia beneficia a economia local e nacional e garante as melhores matérias-primas, aproveitadas na sua totalidade de uma forma transparente. Se frutos como a pêra são usados na íntegra, sem qualquer desperdício, nos pêssegos os caroços vão para compostagem. A preocupação ambiental está ainda presente na utilização de energia solar, no reaproveitamento de águas e na transformação digital nas linhas de produção e armazéns, que permitem reduzir o consumo de energia e de água e manter o equilíbrio dos recursos naturais.
3. Alimentação equilibrada
Pensar n’O Amanhã, é também apostar numa alimentação saudável, no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os produtos da Compal, sejam sumos e néctares refrescantes ou vegetais carregados de fibra e proteína, são uma fonte de nutrição, adequados a quem procura alimentos com o perfil adequado para uma ingestão diária de fruta e hortícolas. Desde as vitaminas, minerais dos Clássico, dos 100% Fruta e dos Fresco; à combinação de mais nutrientes e compostos antioxidantes através de outros frutos e ingredientes, nas linhas Vital e Bom Dia; e ainda na saciedade conseguida com os snacks de fruta. Sem esquecer a versatilidade dos diversos derivados de tomate e vegetais enlatados. Os produtos Compal ajudam a assegurar uma alimentação equilibrada, totalmente em linha com a reconhecida Dieta Mediterrânica.
4. Embalagens mais amigas do ambiente
A natureza dá o melhor, e merece também o melhor. As embalagens e os materiais utilizados pela Compal são certificados internacionalmente, de forma a reduzirem ao máximo o impacto ambiental. Todo o papel, plástico, vidro e metal é reciclável, e uma grande quantidade tem origem renovável. O selo FSC do papel, por exemplo, garante que vem de madeira sustentável; as tampas de plástico são feitas de cana de açúcar certificada pela Bonsucro; e o vidro e as latas das embalagens são infinitamente recicláveis. Além de identificarem totalmente os produtos e a componente nutricional, as embalagens da Compal oferecem todas as informações sobre a origem dos materiais e a melhor forma de as colocar no ecoponto, para manter a cadeia da circularidade e da reciclagem.
5. Apoio à comunidade
Para a Compal, pensar e trabalhar no futuro é assegurar a continuidade da cadeia de responsabilidade social, junto dos agricultores, das comunidades e dos consumidores, com transparência e dedicação plena à sustentabilidade. Programas como o Centro de Frutologia Compal (CFC) garantem formações e serviços de apoio aos agricultores, bem como a criação de uma extensa rede de contactos a nível nacional que ajuda os diversos sectores de produção, intercalando competências e promovendo a inovação. Em 10 anos, as bolsas CFC, as formações no terreno e a introdução de novos produtos e sabores Compal no mercado permitiram a mais de 130 fruticultores reforçarem a aposta nas suas variedades de frutos, encontrarem outros produtos ou técnicas de cultivo, e até introduzirem variedades novas ou tradicionais que estavam em desuso.
Todo o sistema alimentar e agrícola ganha com a diversidade de produtos, com a transformação digital, com a transparência dos processos, com a procura da sustentabilidade, com o apoio à economia local e nacional, e com a promoção de um estilo de vida saudável. Na Compal, O Amanhã Importa, e trabalhamos para isso todos os dias.
Fontes:
Compal