Skip to main content

Destinada a todos os empreendedores frutícolas que pretendam instalar-se pela primeira vez, aumentar a sua exploração agrícola ou reconvertê-la, podem candidatar- se até 14 de abril de 2025 e concorrer a uma de três bolsas de ao empreendedorismo agrícola, com um valor total de 60.000 euros. 

A Academia do Centro de Frutologia Compal selecionará 12 empresários com projetos de produção frutícola, que receberão formação teórica e prática sobre temas como associativismo, fruticultura, gestão agrícola, marketing, sustentabilidade e inteligência artificial, num total de mais de 70 horas de formação.  

Academia 2025 
A fase de candidaturas à Academia 2025 decorre entre 10 de fevereiro e 14 de abril. Podem candidatar-se empreendedores que pretendam criar ou expandir o seu negócio frutícola, sendo que os projetos devem incidir em, pelo menos, uma das seguintes frutas: Alperce, Ameixa, Ameixa Rainha-Cláudia, Amora, Cereja, Clementina, Diospiro, Figo, Framboesa, Laranja, Limão, Maçã, Marmelo, Melancia, Melão, Meloa, Mirtilo, Morango, Pêssego, Pera Rocha e/ou Romã. De destacar a inclusão pela primeira vez este ano de uma nova fruta – tomate.  

Do total de candidaturas, serão escolhidos os projetos de 12 empreendedores para participar na Academia, sendo que os três melhores recebem uma bolsa de 20 mil euros após o final do programa de formação. 

As candidaturas devem ser apresentadas através do Formulário de Candidatura. O preenchimento do formulário de candidaturas deve ser antecedido pela leitura do Regulamento da Academia 2025.

Formação prática e inovadora 
A formação inclui visitas a explorações modelo de Norte a Sul do País, sessões com módulos teóricos (presenciais e online) e contacto com a realidade, com novos modelos de negócio e técnicos altamente especializados. O objetivo é permitir aos formandos integrar uma rede de networking, que cresce de ano para ano e possibilita novas colaborações e parcerias entre participantes e importantes intervenientes do sector agrícola nacional. 

A Academia acompanha, de ano para ano, os assuntos prementes e a incorpora-os nas sessões de formação. Desde módulos de formação híbrida à incorporação de temas como Marketing Digital e Inteligência Artificial. Tudo com o objetivo de continuar a elevar o trabalho desenvolvido, fazendo mais e melhor a cada dia, com o objetivo último de consolidar a experiência de quem participa e assim contribuir para aumentar a competitividade do setor frutícola, apostando numa estratégia integradora envolvendo os stakeholders chave do setor. 
 

11 Anos de Impacto 
Nos últimos 11 anos, a Academia do Centro de Frutologia Compal conta com mais de cento e quarenta empreendedores frutícolas, mais de quinhentas horas de formação, distribuídos por setenta e quatro municípios de norte a sul de Portugal e atribuiu um total de seiscentos e noventa mil euros em Bolsas ao Empreendedorismo Agrícola. 

Mais informações e inscrições aqui

Back to top